Uma visualização do Teorema Fundamental da Álgebra

O Teorema Fundamental da Álgebra (TFA) afirma que todo polinômio com grau maior ou igual a 1 e  coeficientes complexos tem uma raiz complexa.

Existem muitas demonstrações desse importante teorema. Gauss, por exemplo, o demonstrou de 4 modos diferentes durante a sua vida.

Ilustração mostrando Gauss provando o TFA 4 vezes

Essas demonstrações requerem uma série de conhecimentos matemáticos que não são vistos no Ensino Médio.

O seguinte applet apresenta uma forma de visualizar uma conhecida prova topológica do TFA, utilizando um polinômio de grau 4. O raciocínio utilizado pode ser estendido para polinômios de outros graus.

Mesmo que os alunos do Ensino Médio não conheçam os detalhes topológicos necessários para compreender por que a curva necessariamente passa pela origem quando variamos r, esse applet reforça a validade do TFA ao menos de forma visual.

Imagem mostrando o applet do TFA no Geogebra

Como funciona este applet:

A janela da esquerda mostra um círculo c com centro na origem do plano complexo e  raio r. O número complexo está posicionado nesse círculo e pode assumir qualquer valor à medida que variarmos r e o rotacionemos sobre o círculo c.

A janela da direita mostra uma curva fechada que é a imagem do polinômio P em  c. Para r suficientemente pequeno,  todo elemento de P(c) estará perto de a_0 e a origem do plano complexo estará no exterior da curva P(c). Para r suficientemente grande, a curva P(c) se assemelhará a n círculos do plano complexo centrados em a_0 e a origem do plano complexo estará no interior da curva P(c).

Assim, temos que a origem passa do interior para o exterior da curva à medida que variamos r. Aceitando-se que essa variação de r se dá de forma contínua, então, necessariamente, existe algum valor de z para o qual o polinômio P(c) passa sobre a origem, isto é, existe um valor de z tal P(z) = 0. Este valor de z é uma raiz de P, como previsto no TFA.

Como usar esse applet:

  • Na janela da esquerda varie o valor de r até que a curva da janela da esquerda passe sobre a origem. Use o zoom das duas janelas para garantir um bom posicionamento sobre a origem.
  • Quando a curva P(c) estiver posicionada sobre a origem na janela da esquerda, desloque o número complexo z até que sua imagem (w) atinja a origem (w = 0 + 0i). Quando isso acontecer, o valor de z é uma das raízes.  Lembre-se de deslocar z completamente sobre o círculo c, pois pode haver mais de uma raiz.
  • Repita o procedimento, isto é, varie r ,  encontre outros pontos em que P(c) passa sobre a origem e encontre as outras raízes.

O que mais você pode fazer com esse applet:

  • Você pode modificar os coeficientes do polinômio P e repetir todo o processo. Esse applet permite polinômios de 1º, 2º, 3º e 4º graus. Lembre-se de escolher o valor dos coeficientes de modo que a curva P(c) caiba dentro da janela sem necessidade de ficar aplicando muito zoom.
  • Você pode animar o deslocamento do ponto z sobre o círculo c e ver como ponto w (imagem de z) se desloca sobre P(c).
  • Depois de localizar as raízes de P(z) manualmente, você pode conferir o resultado exibindo a solução.

Alguns valores para testar esse applet:

  • x^3 - 1 = 0
  • x^2 + 2x -5 = 0
  • x^2+1=0

Esse applet do Geogebra se baseia no artigo Ilustración de una demostración del Teorema Fundamental del Algebra do professor Marcos Kiwi da Universidade do Chile.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *